Total de visualizações de página

Comenta aí ,vai...

Comenta aí ,vai...

Arquivos

Páginas

Pinterest

 

Página do Blog no face

Link-me!


Cantinho do Blog

6 de jul. de 2011

Matrioskas e Kokeshi


                                                                  Kokeshis



                                                                   








Gente eu acho estas bonequinhas foférrimas,quando eu era pequena e ví uma pela 1ª vez,perguntei ao meu pai sobre elas e ele me explicou,então me apaixonei mais ainda,tive umas de louça que com o tempo se quebraram,mas estas e tecido são lindas e algum dia vou fazer uma para matar a saudade das minhas.
Uma das histórias sobre seu significado é esta:
 Um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
A história que meu pai contou não foi esta ,mas tudo bem,o importante é a beleza destas bonequinhas.
Agora as Kokeshi (em japonês 小芥子 ou こけし) são bonecas japonesas , originárias do norte do país. Elas são manufaturadas em madeira, possuíndo um tronco simples e uma grande cabeça pintadas com finas linhas para delinear o rosto. Seu corpo tem desenhos florais, pintados sobre fundo vermelho,preto, e algumas vezes amarelo, envernizadas por uma camada de cera. Uma marcante característica das Kokeshi é a ausência de braços e pernas . Na parte inferior é marcada com a assinatura do artista.
E então,gostaram?

7 comentários:

ANA LÚCIA disse...

Também sou fã das fofinhas. Como são lindas!!! Gostei da postagem.
Bom dia,
Ana

Gloritta disse...

Olá amiga, muito fofa essas bonequinhas, amei visitar o seu cantinho tem ótimas idéias e moldes...
Bjos....seguindo>>>>>

Quando puder me faça uma visitinha vou adorar!!!

www.glorittartes.blogspot.com

Lú Artes em E.V.A disse...

Olá faço parte das Blogueiras Unidas e estou passando em cada um dos blogs para seguir, como somos unidas vou seguir todas cadastradas, aguardo a sua visita no meu cantinho, que Deus abençoe você.
Luciana
http://trabalhosemevadalu.blogspot.com

Zilda Santiago disse...

Muito interessante a história ou estória das bonequinhas.Passando para conhecer e seguir as amigas do Blogueiras Unidas!!Bjsss

Joelma disse...

Adorei seu cantinho, ele é muito criativo! Sou do BLOGUEIRAS UNIDAS, já estou te seguindo. Bjs, Jo.

Nina Marina disse...

Olá Amiguxa blogueira,

Faço parte do blogueiras unidas, estou fazendo um tour nos blogs cadastrados e seguindo.
Venha me visitar:

http://artesdaninamarina.blogspot.com

Será muito bem vinda.

Bjkas!!!

Entreartes disse...

Oi Nina ,não sei se vc percebeu,mas eu visito sempre seu blog e já sou sua seguidora,dá uma olhadinha lá no gadget,é uma bonequinha Sara key.Obrigada pela visita,abraço!

Template grátis personalizado por Amanda Layouts - www.amandalayouts.com. Veja mais modelos AQUI